Home Data de criação : 08/07/08 Última atualização : 14/09/07 14:25 / 214 Artigos publicados

Tubarões - grandes predadores vítimas da nossa ignorância  escrito em sexta 25 julho 2008 15:11

poluição dos oceanos, tubarões

Blog de vidaselvagem :Vida Selvagem, Tubarões - grandes predadores vítimas da nossa ignorância

Os tubarões se equiparam nos oceanos aos grandes felinos dos continentes. São grandes predadores, a maioria das espécies com até 2 metros de comprimento consome basicamente peixes, porém, algumas outras que ultrapassam os 3 metros se especializaram na captura de grandes mamíferos aquáticos.  Alguns tubarões são mestres na arte do mimetismo, já outros desenvolveram aperfeiçoadas armas de caça. Contudo, todos os tubarões se igualam em um quesito: todos, sem exceção, são peixes dotados de sentidos extremamente apurados. A partir de agora, conheça-os de uma maneira mais abrangente, veja as características das diferentes espécies e saiba que apesar de algumas delas todos os anos provarem uns dos nossos, tudo acontece por causa de nossa total imprudência e desrespeito com a vida selvagem, pois, se, infelizmente, pouco mais de uma centena de pessoas são mortas por tubarões anualmente, em contrapartida, a indústria pesqueira mata milhares destes magníficos peixes durante esse mesmo período. E, detalhe – “sem os tubarões os mares ficam doentes”-, até porque são eles os maiores responsáveis por manter o equilíbrio ecológico da vida marinha. Ou seja, se desaparecerem, suas presas naturais tendem a aumentar consideravelmente e como conseqüência causar grande desequilíbrio.  

Como o ambiente marinho é infinito, até hoje não se sabe ao certo quantas espécies de tubarões existem, mas calcula-se que supere as 350. Algumas delas nem foram tão estudadas e já estão ameaçadas de desaparecer, caso dos grandes tubarões-brancos (Carcharodon carcharias), cuja taxa de natalidade é extremante baixa, além de ser uma espécie naturalmente rara.

Entretanto não é somente a pesca abusiva que vem se tornando preocupante, mas também o aumento considerável do tráfego marítimo, que querendo ou não, perturba as espécies oceânicas como um todo. Outra questão preocupante é, em dúvida, a crescente poluição dos oceanos e mares, locais estes em que são despejados esgotos, água-de-lastro (aquela sujeira proveniente da lavagem dos tanques dos navios) e diferentes produtos tóxicos. Para se ter uma noção da gravidade do problema, muitos peixes que figuram na alimentação dos tubarões e também de grandes cetáceos foram pescados e estudados, e o resultado apresentado foi alarmante: muitos peixes apresentavam tumores, úlceras e grande concentração de produtos altamente tóxicos em seus órgãos, tais como o mercúrio, o chumbo e o arsênico.

Agora, imaginemos o efeito catastrófico desses poluentes no organismo dos grandes predadores marinhos. Serão eles capazes de resistir a toda essa intoxicação? Bem, isto só o tempo nos dirá, mas aparentemente os sinais de todo esse desrespeito já discretamente aparecem, pois, segundo muitos pesquisadores os grandes predadores dos mares já não teriam mais tantas defesas imunitárias como a que tinham outrora.

Diante de todos esses fatos absurdos, os tubarões não mais aparecem como “criaturas devoradoras de homens”, como nos mostram muitos <<filmes sensacionalistas>>, mas sim, vítimas indefesas de toda a ignorância e crueldade humana.  Então fazemos as seguintes perguntas. Quem com suas ações inescrupulosas esta aniquilando as espécies animais de uma forma geral?  Serão os tubarões assim tão perigosos ou indefesas vítimas? Será que peixes úteis ao homem, como os tubarões, que nos fornecem pele, carne, óleo rico em vitaminas e, talvez, a possível cura de alguns tipos de câncer e vírus (já que reagem a essas moléstias), merecem ser assim exterminados?  Ficam no ar tôdas essas respostas, mas com a única certeza de que o maior vilão disso tudo é também o maior de todos os predadores - o homem.

José Henrique Moskoski

Escritor e Pesquisador de Vida Selvagem

 

 

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.89.233.81) para se identificar     


2 comentário(s)

  • JENIFFER

    Qua 21 Ago 2013 17:05

    PARABÉNS PELO SEU TRABALHO AJUDA A TODOS QUE PRECISAO

  • maycon

    Qua 27 Jun 2012 01:06

    porque todo mundo tem medo de tubarao


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para vidaselvagem

Precisa estar conectado para adicionar vidaselvagem para os seus amigos

 
Criar um blog