Home Data de criação : 08/07/08 Última atualização : 14/09/28 21:12 / 215 Artigos publicados

Adaptados ao Extremo - Serpentes do deserto  escrito em sexta 05 dezembro 2008 20:41

cascavel-do-deserto, cobra-rei, fosseta loreal, órgão de jacobson

Blog de vidaselvagem :Vida Selvagem, Adaptados ao Extremo - Serpentes do deserto

Acima: Algumas serpentes do deserto, como a cobra-rei-de-anéis-cinzentos A, apesar de inofensivas imitam como estratégia de sobrevivência as cores vibrantes das cobras-corais que por sua vez são respeitadas pela grande maioria dos bichos. A cascavel-do-deserto B assim como os demais crotalídeos tem um guizo (no detalhe) que produz um barulho característico que mantém a distância os inimigos. Comum nos desertos norte-americanos sua presença é assinalada pelas marcas que deixa na areia C.

Os dias quentes e as noites congelantes faz do deserto um ambiente inóspito. Nesse habitat se já complicado para bichos com patas sobreviver imagine para os seres rastejantes, como as serpentes. Entretanto, apesar das adversidades climáticas, diferentes espécies de cobras se adaptaram para viver em tais condições extremas. Dentre elas encontramos: a cobra-rei, a cobra-diadema e a letal cascavel-do-deserto. Tôdas desenvolveram complexos sentidos que juntos garante-lhes a sobrevivência no deserto. Á começar o design do corpo que por ser aerodinâmico faz com que se movam rapidamente e em silêncio (fundamental para que consigam fugir de inimigos e caçar); em seguida por que as escamas na parte inferior do corpo se agarram à areia para não escorregarem. Além disso, o apurado olfato provido pela língua bífida que capta as partículas odoríferas do ar e as leva para uma parte especial da boca as ajuda a achar comida e evitar inimigos, compensando a visão e audição que são débeis.

Contudo, um dos maiores trunfos das serpentes do deserto está em sua pele impermeável que retém umidade. Também os longos períodos em jejum que agüentam asseguram-lhes sobreviver, já que no deserto nunca se sabe quando virá a próxima refeição. Vale lembrar que as serpentes que vivem em zonas áridas também conseguem água dos corpos das vítimas que em geral são pequenos pássaros, roedores e lagartos. Enfim, no deserto vale tudo pela lei da sobrevivência!

As serpentes do deserto põem ovos de casca mole debaixo de pedras ou sob a areia, onde é quente e úmido, e os abandonam. Logo que saem do ovo, os filhotes são capazes de cuidar de si mesmos e caçar pequenos lagartos.

Muitas cobras do deserto são inofensivas (Colubrídeos), havendo espécies, como a cobra-rei-de-anéis-cinzentos (Lampropeltis mexicana) que imita a cor e padrão semelhantes aos da cobra-coral. Com isso podemos dizer que a espertalhona “prega uma peça” em seus inimigos que a respeitam por acharem que são extremamente venenosas.

A cascavel-do-deserto (Crotalus cerastes) é uma temível predadora das areias escaldantes. É uma espécie norte-americana de pequenas dimensões: 45 a 75 cm. Ao deslocar-se na areia, deixa características marcas paralelas. Alimentam-se de pequenos mamíferos e, ocasionalmente, pássaros. Entre as narinas e os olhos, possui orifícios que se ligam a um órgão sensível ao calor (fosseta loreal), que ajuda na localização das presas – animais de “sangue quente”.

José Henrique Moskoski

Escritor e Pesquisador de Vida Selvagem

 

 

 

 

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.198.120.209) para se identificar     


5 comentário(s)

  • fabiano mailto

    Qui 13 Jun 2013 20:25

    parabens eu sou um grande fã do richard rasmussen tenho todos seus videos baixados não perco um programa e tenho uma blusa suaa

  • celio gonçalves mailto

    Sex 12 Abr 2013 18:57

    Interessante ja capturei algumas e usar apetrechos aqui na Bahia. Adorei ler o texto.

  • Romilson Cerqueira mailto

    Seg 16 Jul 2012 16:43

    E pensar que o homem é o pior predador de todas as espécies...

  • vidaselvagem Qua 21 Mar 2012 02:32
    Olá Bruna! - Gostaria muito de tentar ajudá-la, mas existem diversas espécies de serpentes que vivem em regiões desérticas, sendo por isso muito difícil saber qual é a espécie que você viu. Por gentileza, tente informar algumas outras características que você lembre as quais "facilitem" a identificação da espécie em questão. OK!

  • Bruna

    Qua 07 Mar 2012 17:52

    Olá! Queria a sua ajuda para descobrir o nome de uma cobra. Eu a vi em uma reportagem do animal planet e fiquei encantada com ela. Mas não me recordo do nome.
    Ela é uma cobra do deserto, pequena. Só é venenosa para animais que possa mastigar pois tem as presas invertidas. Uma de suas características é ter uma mancha preta próxima a cabeça ( no ''pescoço'' ).
    Enfim.. ela é linda e pacífica.
    Você poderia me ajudar?


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para vidaselvagem

Precisa estar conectado para adicionar vidaselvagem para os seus amigos

 
Criar um blog