Home Data de criação : 08/07/08 Última atualização : 14/04/13 16:14 / 208 Artigos publicados

Falsos Voadores - Peixe-voador  escrito em terça 17 março 2009 06:20

peixe-voador

Blog de vidaselvagem :Vida Selvagem, Falsos Voadores - Peixe-voador

O peixe-voador tem o curioso hábito de saltar fora d’água e planar por curtos espaços, graças, a rápida movimentação da barbatana caudal, que age como motor de propulsão na “decolagem”.

Se já é estranho observarmos cobras, lagartos e rãs “voadoras”; imagine então um peixe-voador. Parece algo insólito, mas existe! O acrobata dos mares a que se referimos é o peixe-voador (Exocoetus volitans), espécie que alcança cerca de 30 cm de comprimento e vive em águas pouco profundas – com até 20 metros. Esses excêntricos peixes se alimentam exclusivamente de pequenos animais que vivem em suspensão nas águas (zooplâncton).

Os peixes-voadores concentram-se em cardumes nos mares tropicais. Distribuem-se pelo Mar Mediterrâneo, Mar do Caribe, Sudeste asiático, Japão, Filipinas, Austrália e Ilhas Marshall. Também aparecem no Pacífico Leste do México até o Chile, passando pelas Ilhas Galápagos e Havaí.   

Os peixes-voadores são extremamente cobiçados por diversos predadores do oceano, tais como: golfinhos, tubarões e peixes maiores. E, justamente por figurarem no cardápio dessas espécies, eles desenvolveram como técnica de defesa o curioso hábito de emergirem e planarem. Tal vôo só é possível, graças, as barbatanas peitorais muito desenvolvidas. Dessa maneira ao movimentar rapidamente a barbatana caudal para a direita e para a esquerda, o peixe ganha força para “decolar”. No ar, abre ao máximo as barbatanas e plana acima da superfície do mar por curtas distâncias.

 

 

 

José Henrique Moskoski

Escritor e Pesquisador de Vida Selvagem

 

 

 

 

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.242.8.162) para se identificar     


5 comentário(s)

  • Inês

    Sáb 14 Dez 2013 15:23

    Olá! O Peixe voador também existe no Atlântico, pois já os vimos várias vezes a bordo da Gigante Expeditions!!

  • pedro lucas mailto

    Seg 03 Set 2012 18:54

    esse texto me ajudou a complementar meu trabalho escolar e foi um dos unicos que eu achei .

  • eu mailto

    Qua 11 Jul 2012 03:39

    quantos anos ele vive e ondele ele se encontra e pode encontralo no brasil?

  • Gilberto Demari Alves mailto

    Qua 04 Abr 2012 03:59

    Em recente cruzeiro pelo Caribe fiquei horas observando aquilo que primeiramente parecia um pássaro perdido e que acabara de cair n'agua; no entanto o fato repetiu-se e entendi que se tratava dos peixes voadores que lera há muito tempo. O que me chamou a atensão e que eram, as vezes grupos de cinco seis e voaram mais de cinquenta metros; também observei que eles usavam a parte posterior do rabo e que em breves curvaturas para baixo, faziam tocar estrategicamente á água, adquirindo novo impulso e se projetando por mais alguns metros. isto se repetiu varias vezes. conseguí algumas fotos porém, como o navio era muito alto e estava no sétimo deck, não conseguí nitidês. Ainda cabe registrar que se fosse apenas planar parece-me que não deveria haver variações assentuadas na altura do vôo e as barpatanas seriam mais fáceis de ser captadas pela minha câmera uma Canon sx240 hs com zoom ótico de 20X. Um abraço e obrigado pelas informações contidas em seu Blog.

  • Michael Oliveira mailto

    Qua 23 Nov 2011 12:37

    Incrível como a natureza age! Fiquei maravilhado com o peixe voador natural. Agora existe um peixe de gás hélio que voa por controle remoto e serve para divertir a garotada!


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para vidaselvagem

Precisa estar conectado para adicionar vidaselvagem para os seus amigos

 
Criar um blog